quarta-feira, 20 de abril de 2011

Será que o mundo existe porque o homem vê ou o homem vê um mundo que existe?

A velha discussão entre os idealistas e materialistas que sondavam a antiguidade da história da psicologia, ainda causa polêmica. E indagação continua:

Será que o mundo existe porque o homem vê ou o homem vê um mundo que existe?

Eu particularmente acredito que o homem vê o mundo que existe. É só retornarmos a concepção de “matéria”. Um planeta (matéria) que não foi descoberto ainda pelos homens, existe em meio à galáxia. O planeta ainda não explorado existe apesar de nós indivíduos não temos conhecimento de sua existência, mas o fato é que a matéria continua lá.

Quero retomar uma história interessante que pode nos remeter uma série de questionamentos ao final da leitura.

MITO DA CAVERNA de Platão

Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um muro alto. Entre o muro e o chão da caverna há uma fresta por onde passa um fino feixe de luz exterior, deixando a caverna na obscuridade quase completa. Desde o nascimento, geração após geração, seres humanos encontram-se ali, de costas para a entrada, acorrentados sem poder mover a cabeça nem se locomover, forçados a olhar apenas a parede do fundo, vivendo sem nunca ter visto o mundo exterior nem a luz do sol, sem jamais ter efetivamente visto uns aos outros nem a si mesmos, mas apenas as sombras dos outros e de si mesmos por que estão no escuro e imobilizados. Abaixo do muro, do lado de dentro da caverna, há um fogo que ilumina vagamente o interior sombrio e faz com que as coisas que se passam do lado de fora sejam projetadas como sombras nas paredes do fundo da caverna. Do lado de fora, pessoas passam conversando e carregando nos ombros figuras ou imagens de homens, mulheres e animais cujas sombras também são projetadas na parede da caverna, como num teatro de fantoches. Os prisioneiros julgam que as sombras de coisas e pessoas, os sons de suas falas e as imagens que transportam nos ombros são as próprias coisas externas, e que os artefatos projetados são seres vivos que se movem e falam.
Um dos prisioneiros, inconformado com a condição em que se encontra, decide abandoná-la. Fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. De inicio, move a cabeça, depois o corpo todo; a seguir, avança na direção do muro e o escala. Enfrentando os obstáculos de um caminho íngreme e difícil, sai da caverna. No primeiro instante, fica totalmente cego pela luminosidade do sol, com a qual seus olhos não estão acostumados. Enche-se de dor por causa dos movimentos que seu corpo realiza pela primeira vez e pelo ofuscamento de seus olhos sob a luz externa, muito mais forte do que o fraco brilho do fogo que havia no interior da caverna. Sente-se dividido entre a incredulidade e o deslumbramento.
Ao permanecer no exterior o prisioneiro, aos poucos se habitua a luz e começa a ver o mundo. Encanta-se, tem a felicidade de ver as próprias coisas, descobrindo que estivera prisioneiro a vida toda e que em sua prisão vira apenas sombras. Doravante, desejará ficar longe da caverna para sempre e lutará com todas as forças para jamais regressar a ela. No entanto não pode deixar de lastimar a sorte dos outros prisioneiros e, por fim, toma a difícil decisão de regressar ao subterrâneo sombrio para contar aos demais o que viu e convencê-los a se libertarem também.
Só que os demais prisioneiros zombam dele, não acreditando em suas palavras e, se não conseguem silenciá-lo com suas caçoadas, tentam fazê-lo espancando-o. Se mesmo assim ele teima em afirmar o que viu e os convida a sair da caverna, certamente acabam por matá-lo. Mas quem sabe alguns podem ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, também decidir sair da caverna rumo à realidade?


Pronto, agora quero que pensem e se questionem: O mundo de luz, o “nosso mundo” deixou de existir porque alguns indivíduos não sabiam da sua existência? Obviamente, não! O fato é que cada indivíduo tem sua própria maneira de ver o mundo, tem livre arbítrio para fazer escolhas, optando por viver em um mundo de luz ou um mundo de sombras, como descrito no mito de Platão.

Fica a dica! Mas o que vocês acham?
Será que o mundo existe porque o homem vê ou o homem vê um mundo que existe?




texto retirado o site: Uol

2 comentários:

  1. livre arbítrio é quando uma pessoa escolher o bem e o mal, o certo ou errado!

    ResponderExcluir
  2. muito legal esse texto viu!

    ResponderExcluir