sábado, 30 de abril de 2011

Behaviorismo - Aplicações


Esse vídeo aborda as aplicações do Behaviorismo de maneira bastante clara, tornando o video informativo e interessante.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Exemplificando ....

Comportamento respondente

CONTRAÇÃO DAS PUPÍLAS



SALIVAÇÃO DO PICA-PAU

Comportamento operante

TOCAR UM INSTRUMENTO

Reforçamento positivo

DAR COMIDA AO GOLFINHO

Reforçamento negativo


DESLIGAR O DESPERTADOR

Reforço primário
                    ÁGUA QUE É UNIVERSAL PARA TODA UMA ESPÉCIE

Reforço secundário

 DINHEIRO

Esquiva
TAPAR OS OUVIDOS PARA NÃO OUVIR O BARULHO DO TROVÃO (SEGUNDO ESTÍMULO)

Fuga

FUGIR QUANDO O ESTIMULO JÁ ESTÁ ACONTECENDO

Extinçao
MENINA PAQUERANDO QUANDO DEIXA DE OLHAR, É PROVÁVEL QUE ACONTEÇA UMA EXTINÇÃO DAS INVESTIDAS.

Punição
EXIGIR QUE O ALUNO FAÇA VÁRIAS CÓPIAS COMO FORMA DE PUNI-LO

Generalização
APRENDEMOS AS CONTAS BÁSICAS NA ESCOLAS E GENERALIZAMOS ESTE CONHECIMENTO PARA ATIVIDADES COMO PASSAR O TROCO ETC.

Discriminação

O SEMÁFORO DE COR VERMELHA É UM ESTÍMULO DISCRIMINATIVO (DIFERENTE DOS DEMAIS) POIS FAZ O MOTORISTA PARAR.


Behaviorismo


1 BEHAVIORISMO

O termo inglês behavior significa “comportamento. E foi o americano John B. Watson que postulou o comportamento como objeto da Psicologia, dessa maneira dando a consistência que os psicólogos da época vinham buscando - um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Assim a Psicologia rompe com sua tradição filosófica, ganhando status de ciência.
O behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações do individuo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

1.2 COMPORTAMENT RESPONDENTE

Formulado por B. F. Skinner. O comportamento respondente é o que chamamos de não-voluntário e inclui as respostas que são aliciadas, produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Resumidamente são respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.
Pode ser representado:  SD  ------>  R (Estímulo discriminado leva a uma resposta do organismo)

1.3 COMPORTAMENTO OPERANTE

O comportamento operante inclui os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente.
 É importante lembrar que nesse tipo de comportamento o que propicia o aprendizado é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante.
Pode ser representado assim: R ----> SR (A resposta do organismo leva a um estimulo reforçador)
‘R’ é a resposta do organismo e ‘S’ é o estímulo reforçador. A flecha significa ‘levar a’.

1.4 REFORÇAMENTO

Reforço é toda conseqüência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.  Os reforçamentos podem ainda ocorrer em intervalos fixos, gerando uma razão fixa; e em intervalos variáveis, gerando um intervalo variável.

1.4.1 REFORÇO POSITIVO

É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Nesse caso tende-se a oferecer algo ao organismo.

1.4.2 REFORÇO NEGATIVO

É todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. Tende-se a remover o estimulo aversivo.

1.4.3 REFORÇO PRIMÁRIO

São aqueles eventos que tendem a serem reforçadores para toda uma espécie, como, por exemplo, água, alimento, afeto etc.

1.4.4 REFORÇO SECUNDÁRIO

Ocorrem quando pareados temporariamente com os primários. Ex: aprendizagens sociais etc.

1.4.5 REFORÇO GENERALIZADO
 
Resultado de alguns reforços secundários que foram emparelhados com muitos reforços primários. Exemplo: dinheiro, aprovação social, auto-realização etc.

1.4.2.1 ESQUIVA

É um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou diminua a magnitude do segundo estímulo.
O primeiro estímulo geralmente é o reforçador negativo condicionado e a ação que o reduz é reforçada pelo condicionamento operante. As ocorrências passadas de reforçadores negativos condicionados são responsáveis pela probabilidade da resposta da esquiva.

1.4.2.2 FUGA

Nesse caso, o comportamento reforçador é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento.
Nesse processo há um estimulo aversivo incondicionado que, quando apresentado, é evitado pelo comportamento de fuga. Então nesse caso, não se evita o estimulo aversivo, mas escapa dele depois de iniciado.

1.5 EXTINÇÃO

É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como conseqüência, a resposta diminuirá de freqüência e até mesmo poderá deixar de ser emitida.

1.6 PUNIÇÃO

A punição envolve a consequenciação  de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente. É importante lembrar que o comportamento punido só desaparecerá se a punição for extremamente intensa e que na maioria das vezes punir leva apenas a uma supressão temporária, não alterando a motivação.
Foi então que resolveram substituir as práticas punitivas por procedimentos de instalações de comportamento desejáveis.

1.7 CONTROLE DE ESTÍMULOS

Quando a freqüência ou a forma da resposta é diferente sob estímulos diferentes, diz-se que o comportamento está sob o controle de estímulos. E dois importantes processos serão apresentados: discriminação e generalização.

1.7.1 DISCRIMINAÇÃO

Isso ocorre quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. Isto é, um estímulo pode adquirir a possibilidade de ser conhecido como discriminativo da situação reforçadora. Sempre que ele for apresentado e a resposta emitida, haverá reforço.
Deve-se, portanto saber diferenciar os estímulos para comportar-se de forma adequada a cada um deles.

1.7.2 GENERALIZAÇÃO

Nesse caso um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estimulo similar, mas diferente. Freqüentemente a generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.
Resumidamente, na generalização respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes.

Atividade 1 (Behaviorismo)

Atividade 1:

1- Para os behavioristas qual o objetivo de estudo da psicologia e como é caracterizado?

O objeto de estudo da psicologia para os Behavioristas era o comportamento. Dessa maneira dava a consistência que os psicólogos da época vinham buscando - um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
 O comportamento é as interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações do individuo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

2 - Qual e quais as diferenças entre Behaviorismo metodológico e Behaviorismo radical?

No Behaviorismo metodológico, os analistas experimentais do comportamento tomaram, como modo preferencial de investigação, um método experimental e analítico. Com isso, os experimentadores sentiram necessidade de dividir o objeto para efeito de investigação, chegando a unidades de análise.

O Behaviorismo radical foi criado por Skinner em 1945 e significava uma filosofia da ciência do comportamento. E a base de sua corrente está na formulação do comportamento operante.

     3 - Explique o comportamento respondente.

Formulado por B. F. Skinner. O comportamento respondente é o que chamamos de não-voluntário e inclui as respostas que são aliciadas, produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Resumidamente são respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.

Pode ser representado:  SD    --->   R (Estímulo discriminado leva a uma resposta do organismo)

4 - Explique o comportamento operante.

O comportamento operante inclui os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente.
É importante lembrar que nesse tipo de comportamento o que propicia o aprendizado é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante.
Pode ser representado assim: R ---->  SR (A resposta do organismo leva a um estimulo reforçador)
‘R’ é a resposta do organismo e ‘S’ é o estímulo reforçador. A flecha significa ‘levar a’.

5 - Diferencie:

·   Reforçamento positivo e reforçamento negativo

REFORÇO POSITIVO: É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Nesse caso tende-se a oferecer algo ao organismo.
REFORÇO NEGATIVO: É todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. Tende-se a remover o estimulo aversivo.

· Reforçamento negativo e punição

REFORÇO NEGATIVO: É todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. Tende-se a remover o estimulo aversivo.
PUNIÇÃO: A punição envolve a consequenciação  de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente. É importante lembrar que o comportamento punido só desaparecerá se a punição for extremamente intensa e que na maioria das vezes punir leva apenas a uma supressão temporária, não alterando a motivação.

·  Punição e extinção

PUNIÇÃO: A punição envolve a consequenciação  de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente. É importante lembrar que o comportamento punido só desaparecerá se a punição for extremamente intensa e que na maioria das vezes punir leva apenas a uma supressão temporária, não alterando a motivação.
EXTINÇÃO: É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como conseqüência, a resposta diminuirá de freqüência e até mesmo poderá deixar de ser emitida.

·  Fuga e esquiva

FUGA: Nesse caso, o comportamento reforçador é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento. Nesse processo há um estimulo aversivo incondicionado que, quando apresentado, é evitado pelo comportamento de fuga. Então nesse caso, não se evita o estimulo aversivo, mas escapa dele depois de iniciado.
ESQUIVA: É um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou diminua a magnitude do segundo estímulo.

·  Generalização e discriminação

GENERALIZAÇÃO: na generalização respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes.
DISCRIMINAÇÃO: Isso ocorre quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. Isto é, um estímulo pode adquirir a possibilidade de ser conhecido como discriminativo da situação reforçadora. Sempre que ele for apresentado e a resposta emitida, haverá reforço.

6 - Faça um glossário com os termos centrais do Behaviorismo.

RESPOSTA: reação do organismo
ESTÍMULO: é dado pelo ambiente
COMPORTAMENTO: interação indivíduo-ambiente.  O conjunto das reações que se podem observar num indivíduo, estando este em seu ambiente, e em dadas circunstâncias.
COMPORTAMENTO RESPONDENTE: são respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.
REFLEXOS: quando tais estímulos são temporariamente pareados com estímulos eliciadores podem, em certas condições, eliciar respostas semelhantes às destas. Resposta condicionada.
INCONDICIONADO: que não obtemos controle.
CONDICIONADO: aprendido.
ESTIMULO DISCRIMINADO: Aprendemos a responder a ele. É diferente dos outros.
ESTIMULO CONDICIONADO: O que tem a capacidade de provocar uma resposta particular, ligando-a, respectivamente, a outro estímulo que, naturalmente, é capaz de provocar a mencionada resposta.
ESTIMULO REFORÇADOR: é também chamado de reforço. É aquilo que faz com que o organismo realize ou deixe de realizar tal ação. É apresentado logo após a resposta.
REFORÇO POSITIVO: É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. É a apresentação do estímulo.
REFORÇO NEGATIVO: É todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. É a retirada do estímulo.
REFORÇO PRIMÁRIO: São aqueles eventos que tendem a serem reforçadores para toda uma espécie, como, por exemplo, água, alimento, afeto etc.
REFORÇO SECUNDÁRIO: Ocorrem quando pareados temporariamente com os primários.
REFORÇO GENERALIZADO: Resultado de alguns reforços secundários que foram emparelhados com muitos reforços primários. Exemplo: dinheiro, aprovação social, auto-realização etc.
ESQUIVA: É um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou diminua a magnitude do segundo estímulo.
FUGA: Nesse processo há um estimulo aversivo incondicionado que, quando apresentado, é evitado pelo comportamento de fuga. Então nesse caso, não se evita o estimulo aversivo, mas escapa dele depois de iniciado.
EXTINÇÃO: É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como conseqüência, a resposta diminuirá de freqüência e até mesmo poderá deixar de ser emitida. Ou seja, suprime o comportamento.
PUNIÇÃO: A punição envolve a consequenciação  de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente. Ou seja, diminui a incidência de resposta.
DISCRIMINAÇÃO: Isso ocorre quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro.
GENERALIZAÇÃO: Na generalização respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes.
DISCRIMINAR: diferenciar.