Atividade 1:
1- Para os behavioristas qual o objetivo de estudo da psicologia e como é caracterizado?
1- Para os behavioristas qual o objetivo de estudo da psicologia e como é caracterizado?
O objeto de estudo da psicologia para os Behavioristas era o comportamento. Dessa maneira dava a consistência que os psicólogos da época vinham buscando - um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
O comportamento é as interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações do individuo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
2 - Qual e quais as diferenças entre Behaviorismo metodológico e Behaviorismo radical?
No Behaviorismo metodológico, os analistas experimentais do comportamento tomaram, como modo preferencial de investigação, um método experimental e analítico. Com isso, os experimentadores sentiram necessidade de dividir o objeto para efeito de investigação, chegando a unidades de análise.
O Behaviorismo radical foi criado por Skinner em 1945 e significava uma filosofia da ciência do comportamento. E a base de sua corrente está na formulação do comportamento operante.
3 - Explique o comportamento respondente.
Formulado por B. F. Skinner. O comportamento respondente é o que chamamos de não-voluntário e inclui as respostas que são aliciadas, produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Resumidamente são respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.
Pode ser representado: SD ---> R (Estímulo discriminado leva a uma resposta do organismo)
4 - Explique o comportamento operante.
O comportamento operante inclui os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente.
É importante lembrar que nesse tipo de comportamento o que propicia o aprendizado é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante.
Pode ser representado assim: R ----> SR (A resposta do organismo leva a um estimulo reforçador)
‘R’ é a resposta do organismo e ‘S’ é o estímulo reforçador. A flecha significa ‘levar a’.
5 - Diferencie:
· Reforçamento positivo e reforçamento negativo
REFORÇO POSITIVO: É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Nesse caso tende-se a oferecer algo ao organismo.
REFORÇO NEGATIVO: É todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. Tende-se a remover o estimulo aversivo.
· Reforçamento negativo e punição
REFORÇO NEGATIVO: É todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. Tende-se a remover o estimulo aversivo.
PUNIÇÃO: A punição envolve a consequenciação de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente. É importante lembrar que o comportamento punido só desaparecerá se a punição for extremamente intensa e que na maioria das vezes punir leva apenas a uma supressão temporária, não alterando a motivação.
· Punição e extinção
PUNIÇÃO: A punição envolve a consequenciação de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente. É importante lembrar que o comportamento punido só desaparecerá se a punição for extremamente intensa e que na maioria das vezes punir leva apenas a uma supressão temporária, não alterando a motivação.
EXTINÇÃO: É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como conseqüência, a resposta diminuirá de freqüência e até mesmo poderá deixar de ser emitida.
· Fuga e esquiva
FUGA: Nesse caso, o comportamento reforçador é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento. Nesse processo há um estimulo aversivo incondicionado que, quando apresentado, é evitado pelo comportamento de fuga. Então nesse caso, não se evita o estimulo aversivo, mas escapa dele depois de iniciado.
ESQUIVA: É um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou diminua a magnitude do segundo estímulo.
· Generalização e discriminação
GENERALIZAÇÃO: na generalização respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes.
DISCRIMINAÇÃO: Isso ocorre quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. Isto é, um estímulo pode adquirir a possibilidade de ser conhecido como discriminativo da situação reforçadora. Sempre que ele for apresentado e a resposta emitida, haverá reforço.
6 - Faça um glossário com os termos centrais do Behaviorismo.
RESPOSTA: reação do organismo
ESTÍMULO: é dado pelo ambiente
COMPORTAMENTO: interação indivíduo-ambiente. O conjunto das reações que se podem observar num indivíduo, estando este em seu ambiente, e em dadas circunstâncias.
COMPORTAMENTO RESPONDENTE: são respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.
REFLEXOS: quando tais estímulos são temporariamente pareados com estímulos eliciadores podem, em certas condições, eliciar respostas semelhantes às destas. Resposta condicionada.
INCONDICIONADO: que não obtemos controle.
CONDICIONADO: aprendido.
ESTIMULO DISCRIMINADO: Aprendemos a responder a ele. É diferente dos outros.
ESTIMULO CONDICIONADO: O que tem a capacidade de provocar uma resposta particular, ligando-a, respectivamente, a outro estímulo que, naturalmente, é capaz de provocar a mencionada resposta.
ESTIMULO REFORÇADOR: é também chamado de reforço. É aquilo que faz com que o organismo realize ou deixe de realizar tal ação. É apresentado logo após a resposta.
REFORÇO POSITIVO: É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. É a apresentação do estímulo.
REFORÇO NEGATIVO: É todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. É a retirada do estímulo.
REFORÇO PRIMÁRIO: São aqueles eventos que tendem a serem reforçadores para toda uma espécie, como, por exemplo, água, alimento, afeto etc.
REFORÇO SECUNDÁRIO: Ocorrem quando pareados temporariamente com os primários.
REFORÇO GENERALIZADO: Resultado de alguns reforços secundários que foram emparelhados com muitos reforços primários. Exemplo: dinheiro, aprovação social, auto-realização etc.
ESQUIVA: É um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou diminua a magnitude do segundo estímulo.
FUGA: Nesse processo há um estimulo aversivo incondicionado que, quando apresentado, é evitado pelo comportamento de fuga. Então nesse caso, não se evita o estimulo aversivo, mas escapa dele depois de iniciado.
EXTINÇÃO: É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como conseqüência, a resposta diminuirá de freqüência e até mesmo poderá deixar de ser emitida. Ou seja, suprime o comportamento.
PUNIÇÃO: A punição envolve a consequenciação de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente. Ou seja, diminui a incidência de resposta.
DISCRIMINAÇÃO: Isso ocorre quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro.
GENERALIZAÇÃO: Na generalização respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes.
DISCRIMINAR: diferenciar.
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