sábado, 16 de abril de 2011

A Mitologia na Psicologia.


A mitologia é a base de muitas aventuras e epopeias fantásticas que se tornaram verdadeiros mitos gregos. A verdade é que a grécia antiga com os seus deuses e deusas, as lendas a historia, religião e sociedade avançada sempre fascinaram muitos. Muitos são os que passam a vida a estudar as instituições politicas e religiosas da Grécia antiga com a esperança de ajudar a desvendar mais algum mistério desta fantástica civilização.
Há grande influência dos mitos na história da humanidade. A psicologia, mais especificamente, utilizou-se deles para tornar claros os diferentes caminhos simbólicos concebidos para explicar o desenvolvimento do homem e a formação da psique individual e coletiva. Assim, Freud, Jung, Erich Fromm, entre outros muito contribuíram para que os mitos deixassem de ser vistos como simples lendas ou histórias e passassem a ser entendidos como soluções imaginativas elaboradas pelos povos a fim de solucionar os fenômenos inexplicáveis da natureza, os problemas de cunho emocional, pessoal e cognitivo que lhes propõem sua existência. O mito também é definido como expressão simbólica dos sentimentos e atitudes inconscientes de um povo. Por essa razão, sua importância para a psicologia é tão grande.

Para Jung (1978), os mitos são fundamentais para se compreender a espécie humana, pois através deles é que acontecem as manifestações dos arquétipos, isto é, modelos advindos do inconsciente coletivo da humanidade que constituem a base de formação da psique humana. Os arquétipos têm como função revelar atitudes dos homens, dar uma significação ao mundo e à existência humana. "

as possíveis origens e o significado do amor, utilizando como referência de análise a mitologia greco-romana. A escolha da abordagem mitológica justifica-se pelo fato de que, em nossa pesquisa, encontramos na cosmologia greco-romana uma das primeiras formulações e significado do amor através do mito de Eros e suas diversas repercussões. Utilizou-se dele para tornar mais claros os diferentes caminhos simbólicos concebidos para explicar a participação do amor no desenvolvimento e formação da psique individual e coletiva. Foram descritas e analisadas diferentes versões de Eros e suas possíveis influências na compreensão e vivência do amor nos tempos atuais. Em nossa análise, podemos afirmar, através do mito de Eros, que o amor é essencial para a realização e plenitude da pessoa, porque é o elemento que preenche de sentido a existência e humaniza as relações na medida em que abre espaço de existência para o outro junto a si.


agora que entendemos um pouco sobre a mitologia e a sua relação com a psicologia, vamos conhecer os 12 principais deuses da mitologia grega, também conhecidos por Deuses Olímpicos:
Zeus: é considerado como os deus dos deuses, do céu e do mundo dos vivos era também o senhor do Olimpo e dos raios.
Hera: é esposa de Zeus, deusa da familia, do lar e protetora do casamento.
Poisedon: é o Deus dos oceanos e mares.
Hades: Deus do mundo inferior.
Atenas: Deusa da guerra justa, da justiça, da sabedoria.
Apolo: Deus do sol, das artes e das profecias.
Àrtemis: Deusa da luz da lua, da castidade e da caça noturna.
Afrodite: Deusa do amor e da beleza.
Ares: Deus da guerra.
Hefesto: Deus do fogo e da metalurgia.
Deméter: Deusa da natureza e da agricultura.
Dionísio: Deus do teatro, do vinho e das festas.

3 comentários:

  1. você tira HÉRACLES e coloca HADES pois ele sim faz parte dos olimpo e é um dos 12 OLIMPIANOS

    ResponderExcluir
  2. bom mesmo assim adorei seu site visita lá o meu e comente em demilovatoparaosfas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Como ela tirou Héracles e acrescentou Hades? Héracles nem deus é... Ela tirou Hermes e acrescentou Hades.... E nas imagens retirou Dionisio e acrescentou Héracles...

    ResponderExcluir