segunda-feira, 18 de abril de 2011

o Homem e o Mundo!


''A relação do homem com o mundo é complexa e multifacetada. Se, por um lado, somos sempre produto da nossa inserção e adaptação a um mundo que já aí estava antes de nós, por outro, à medida que a nossa individualidade e autonomia se vão estruturando, vamo-nos tornando seres cada vez mais ativos, com capacidade de intervir, de participar, de produzir e de criar, convertendo-nos em agentes de transformação do mundo ".

o autor Carlos Fontes faz uma síntese do que seja a relação do homem com o mundo:

1. A relação do Homem com o mundo é marcada por uma enorme complexidade e diversidade de situações existenciais.

2. O homem nasce num mundo que lhe é pré-existente. Este é um fato incontornável que é preciso ter sempre em conta. De certa forma todos somos o produto do meio em que nascemos, da nossa inserção cultural e social. Viver implica antes de mais nada uma adaptação às diferentes situações que nos deparamos ao longo da vida, o que é feito através de processos de socialização e aprendizagem.

3. No entanto há medida que a individualidade de cada um se desenvolve, tornamo-nos cada vez mais autónomos nas nossas decisões, começamos a definir a nossa própria maneira de ver, interpretar e reagir às diferentes situações.  

4. A nossa própria existência será definida não apenas pelas experiências que passamos, mas também, e sobretudo, pelo modo como as vivemos.

Terminando esse post, gostaria de saber a opinião de vocês em uma pergunta feita em sala de aula:

O Homem vê o mundo que existe ou o mundo existe porque o homem o vê ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário