quarta-feira, 15 de junho de 2011

Trabalho com Satisfação


 A satisfação no trabalho, constitui parte fundamental do ser humano. Ter satisfação no trabalho que é feito significa ter prazer em viver. Trabalhar com satisfação é valorizar as pessoas ao seu redor, comunicar-se bem e criar laços de comprometimento e confiança. É no trabalho que a maioria dos brasileiros passa dois terços da sua vida. No entanto, muitos têm dificuldades em entender que o trabalho faz parte também de sua vida familiar. Para muitos, o local de trabalho é de sacrifício, apenas da busca pelo sustento, pelo dinheiro. Essas pessoas pensam que uma vida digna só acontece bem longe do lugar que se tem como sofrimento.

A sociedade criou um estilo de trabalho como algo ruim, negativo. Existem pessoas que, quando estão se preparando para trabalhar, e alguém (esposa, amigo ou filhos...) pergunta “Onde você vai?”, responde logo: “Para o sacrifício, para a tortura”. Outros dizem: “Lá vou eu pagar os pecados”. Se as pessoas parassem para pensar a divisão entre vida no trabalho e vida fora dele, não haveria. O trabalho deve ser visto como lugar de encontro, de união, de compromissos mútuos que alimentam um ambiente favorável e que encoraja os compromissos de interação.

A satisfação no ato de trabalhar é sinônima de realização e isso contagia a equipe. A confiança é um compromisso que parte do indivíduo, no sentido de fazer uma equipe de trabalho que inspire seriedade e certeza no outro. Nesse sentido, a confiança deixa de ser uma obrigação e passa a ser uma entrega de saber, em que cada um visa à busca de lealdade que se fundamenta no respeito e na convivência social. Quando nos relacionamos uns com os outros, estabelecemos vínculos de compromisso. Nesse sentido, o respeito é a aceitação do outro como um ser diferente em sua forma de ser e autônomo e em sua capacidade de atuar.

Em um ambiente de trabalho em que as pessoas agem pela confiança e não pelo medo, existem integridade, competência, lealdade e abertura. Integridade se refere à honestidade e à confiabilidade. Competência envolve as habilidades e conhecimentos interpessoais do indivíduo, que, bem desenvolvido, motiva a equipe ao crescimento. Lealdade é a capacidade de proteger e defender outra pessoa. Essas competências são adquiridas no decorrer do tempo, de interesses mútuos que partem da abertura de ambas as partes. E a abertura é a certeza de que a pessoa acredita na outra. Esses conceitos valem não só para o contexto do trabalho, mas para a sociedade e, principalmente, para o ambiente familiar, onde acreditamos que é o lugar de total entrega e aceitação do outro.


 
texto tirado desse blog

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