terça-feira, 14 de junho de 2011

Personalidade

          A personalidade é um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizados de forma própria. Ela se revela na interação do indivíduo com seu meio ambiente e individualiza a maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir de cada pessoa. Os hábitos, capacidades, motivos, necessidades e percepções de cada um são características da personalidade.
     Os traços psicológicos podem ser desenvolvidos e modificados. A organização desses traços psicológicos pode   ser profundamente afetada pelo contexto em que o indivíduo vive. O meio pode favorecer ou impedir o ajustamento do indivíduo. As frustrações, as pressões, quer físicas, quer psicológicas, e o stress sob o qual o indivíduo vive são alguns fatores que podem levar à desintegração da personalidade e, portanto, a um desajustamento emocional. A fonte mais comum de frustração é uma barreira ou impedimento à satisfação de um motivo. Podem-se distinguir três tipos principais de barreira: 1- situacional; 2- interpessoal e 3- intrapessoal;

  • Barreiras Situacionais: podem ser de dois tipos: o primeiro deles é a barreira física e, a outra é a ambiguidade, que é caracterizada por uma ausência de indicadores claros que impede o indivíduo de realizar um objetivo;
  • Barreira Interpessoais: são constituídas por uma pessoa ou grupo de pessoas que impedem a satisfação do motivo;
  • Barreira Intrapessoais: também são de dois tipos, o primeiro é observado quando a pessoa não pode atingir seus objetivos devido a alguma deficiência física ou mental ou à ausência de uma habilidade específica. O segundo é caracterizado pela existência de motivos conflitantes da própria pessoa;

      Na abordagem por meio de vários traços psicológicos a personalidade é tomada como uma constelação de traços psicológicos organizados de uma maneira única. O indivíduo possui diferentes traços que, em determinadas situações, são mais ou menos predominantes.
         Para a avaliar a personalidade do indivíduo, mais uma vez manifesta-se a importância da interação do indivíduo com o meio ambiente, ou seja, com o contexto social no qual está inserido. Dependendo do grupo social que o indivíduo pertence, determinados traços psicológicos são considerados negativos ou positivos. As próprias características psicológicas são influenciadas pelo meio, podendo ser modificadas e desenvolvidas O indivíduo pode adquirir novas necessidades e motivações: ele desenvolve suas capacidades, e sua estrutura de personalidade, isto é, a forma pela qual essas características psicológicas se organizam.

      Quanto a influência da estrutura organizacional sobre a personalidade dos indivíduos será maior ou menor, dependendo de suas próprias características de personalidade? os indivíduos mais comprometidos com o poder e o status conformam-se mais, pois seus valores e motivos básicos os levam ao conformismo, à adaptação de seus sentimentos, pensamentos e ações às demandas do contexto social. O impacto das forças da estrutura organizacional na personalidade, entretanto, é menos significativo e profundo quando os indivíduos centram seus objetivos e valores individuais na independência intelectual, em sua auto-realização profissional, em sua liberdade afetiva. Esses indivíduos tornam-se membros mais críticos da organização. trabalham mais para mudar a estrutura organizacional do que para acomodar-se e adaptar-se a ela. Procuram resguardar seus valores.
       A avaliação da personalidade tem sido um dos problemas mais complexos encontrados pelos psicólogos.  A forma mais simples de obter informações sobre uma pessoa é através de uma entrevista que são mais flexíveis e possibilitam o estabelecimento de uma relação amigável entre o entrevistador e o entrevistado e, podem levar à obtenção de maiores informações da pessoa entrevistada. Os questionários também são formas de avaliação de personalidade, o questionário pode ser caracterizado como uma técnica de obtenção de amostras verbais de comportamento em resposta a estímulos verbais. Para diferentes psicólogos, os questionários de personalidade apresentam algumas vantagens: são mais fáceis de aplicar e seus resultados podem ser também facilmente verificados.

Fonte: "Personalidade e Falsa consciência nas organizações" (texto trabalhado em sala de aula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário