terça-feira, 14 de junho de 2011

Liderança

     Quando se fala em grupo, imediatamente se pensa em seu líder, e a maior parte das vezes relaciona-se a liderança com o desempenho e a produtividade do grupo. Para compreender as relações existentes entre lideranças e o desempenho de um grupo, é importante saber, antes de mais nada, o conceito de líder e liderança. O líder é aquele que ocupa o cargo de direção, aquele que gerencia um grupo, que geralmente influencia as pessoas. E, já a liderança é quem tem a capacidade de tomar iniciativas em situações sociais de planejar, organizar a ação e suscitar colaboração e, além de influenciar os demais membros de um grupo, a liderança envolve a aceitação voluntária dessa influência.
     A liderança permite o desenvolvimento de duas abordagens antagônicas: a liderança como característica de um indivíduo que é fundamentada na identificação dos traços individuais, físicos, intelectuais e de personalidade que caracterizam os líderes, o famoso dom. E a liderança como propriedade de um grupo que diz que de acordo com essa teoria a liderança é um fenômeno que surge à medida que o grupo se forma e se desenvolve. O papel que um indivíduo assume dentro de um grupo é determinado pelas necessidades do grupo, como também pelos atributos de personalidade, capacidades e habilidades que caracterizam aquele indivíduo e que são percebidos pelos demais membros.
     Há várias formas de liderança, mas as mais comuns são a autocrática e a democrática. Na autocrática a fixação das diretrizes cabe unicamente ao líder, as técnicas e as providências para o serviço também são determinadas unicamente pelo líder e, também é ele que determina qual tarefa vai ser executada por cada membro do grupo. Na democrática diferentemente da autocrática, todas as diretrizes são objeto de debate e decisão do grupo,sendo apenas estimulado e assistido pelo líder, os membros têm liberdade de trabalhar com quem quiserem e a divisão de tarefas é feita conforme a vontade do grupo. Não há como escolher um estilo de liderança melhor ou pior, mas em estilo mais ou menos adequado existe sim. Nas organizações, constata-se a predominância do conceito de liderança como propriedade do indivíduo. A teoria contingencial da liderança propões estilos diversos de liderança como consequência da interação dos fatores situacionais, individuais e grupais.

Fonte: "Liderança:Processos grupais e o comportamento organizacional" (texto trabalhado em sala)

Nenhum comentário:

Postar um comentário