quarta-feira, 1 de junho de 2011

Evolução da ciência psicológica

Psicologia e História
A história da construção da psicologia está ligada às exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.


 A psicologia entre os gregos


Sócrates, Platão e Aristóteles
Foi entre os filósofos gregos que surgiu a primeira tentativa de sistematizar a psicologia, significando o próprio termo, como "estudo da alma". A alma era vista como a parte imaterial do ser humano e, abrangia o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, de irracionalidade, os desejos, as sensações e as percepções. Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção e, discutiam se o mundo existe porque o homem o vê ou se o homem vê um mundo que já existe. Nessa época havia uma oposição entre os idealistas, que afirmavam que a idéia forma o mundo e, os materialistas, que afirmavam que a matéria que forma o mundo já era dada para a percepção. Mas foi com Sócrates que a Psicologia na Antiguidade ganha consistência, adquirindo como característica humana principal a razão, que permitia o homem sobrepor-se aos instintos. Depois veio os discípulo de Sócrates, primeiramente Platão, que definiu a cabeça para alojar a razão do homem, a alma. E a medula seria o elemento de ligação da alma com o corpo, defendia a tese de que quando alguém morria, a matéria ( o corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre pra ocupar outro corpo. Depois veio Aristóteles, que é considerado um dos mais importantes pensadores da história da Filosofia; sua contribuição foi inovadora ao postular que alma e corpo não podem ser dissociados, ele acreditava na alma sensitiva que tinha a função de percepção e movimento e a alma racional que tinha a função pensante.

A psicologia no Império Romano e na Idade Média


Santo Agostinho e São Tomás de Aquino

Uma das principais características desse período é o aparecimento e desenvolvimento do cristianismo, uma força religiosa que passa a força política dominante. E falar de psicologia nesse período é relacioná-lo ao conhecimento religioso, já que, ao lado do poder econômico e político, a Igreja Católica também monopolizava o saber e, consequentemente o estudo do psiquismo. Esse período é representado por dois grandes filósofos: Santo Agostinho (354-430) e São Tomás de Aquino (1225-1274).
Santo Agostinho, inspirado em Platão, também fazia uma cisão entre alma e corpo. Entretanto, para ele, a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem. A alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus.
São Tomás de Aquino foi buscar em Aristóteles a distinção entre essência e existência. Como o filósofo grego, considera que o homem, na sua essência, busca a perfeição através de sua existência. Porém, introduzindo o ponto de vista religioso, ao contrário de Aristóteles, afirma que somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência, em termos de igualdade. Portanto, a busca de perfeição pelo homem seria a busca de Deus.

A psicologia no Renascimento
Após a morte de São Tomás de Aquino, se dá início a uma época de transformações radicais no mundo europeu, é o Renascimento, essa época é de acumulação de riquezas pelas nações em formação, como França, Itália, Espanha, Inglaterra. Neste período, René Descartes, postula a separação entre mente (alma) e corpo, afirmando que o homem possui uma substânciamaterial e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina.

Primeiras escolas da psicologia
As primeiras escolas da psicologia científica foram o funcionalismo, o estruturalismo e o associacionismo. O funcionalismo é considerado como a primeira sistematização genuinamente americana de conhecimentos em Psicologia, e importava-se responder "o que fazem os homens" e " por que o fazem". O estruturalismo são os estados elementares da consciência como estruturas do sistema nervoso central, essa escola foi inaugurada por Wundt. E, por ultimo o associacionismo que alega que todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir, se nós recompensarmos o organismo assim que este emitir o comportamento.  


Fonte: "Ciência e psicologia" (texto trabalhado em sala de aula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário