terça-feira, 17 de maio de 2011

A busca pela perfeição - Perfeccionismo



Algumas pessoas buscam ter uma casa igual às de novela, um amor de cinema, um emprego dos sonhos e um corpo invejável. Essas pessoas somente conseguem perceber a beleza da vida em outras pessoas. O namorado da vizinha é o homem mais romântico, o jardim da casa de uma amiga é o mais florido, o trabalho da irmã é mais reconhecido, enfim, tais pessoas se colocam em comparação às outras o tempo todo, fazendo com que suas vidas se tornem uma busca constante pelos méritos alheios.
Naturalmente, o ser humano busca sua evolução por meio de novos conhecimentos e melhoramentos, porém, existem pessoas que buscam coisas utópicas, ou seja, coisas que podem ser inatingíveis. Especialistas no assunto dizem que o perfeccionismo é uma síndrome depressiva que ocorre por meio de frustrações e fracassos que se tornam prioridades para um determinado indivíduo, fazendo com que esse esteja sempre focalizando a mesma coisa.
O perfeccionismo pode ser identificado de forma introspectiva, ou seja, o indivíduo tem baixa autoestima e pouca confiança; e de forma extrospectiva, ou seja, possui autoestima, mas não confia em outras pessoas para trabalhos em equipe. A busca pela perfeição, como se percebe, é algo que atinge até as pessoas próximas, pois o perfeccionista também não consegue admitir erros em terceiros.
A origem dessa síndrome pode ser o medo de errar, medo de desaprovação, pensamento negativo definitivo, a percepção das qualidades de outros e dos seus próprios defeitos. O perfeccionismo pode ser trabalhado para que não mais domine o indivíduo. As dicas para controlar esse problema são: estabelecimento de objetivos atingíveis, avaliação do trabalho em prol do objetivo, a comparação entre erros e acertos (mas não de forma rígida), priorizar as principais tarefas e ter tranquilidade para alcançar cada etapa do objetivo.
 

Equipe Brasil Escola.

2 comentários:

  1. ariane

    muito interessante juliana,lembrando tambem que as pessoas perfeccionistas...em sua perfeiçao total nao aceitam criticas...Isso torna dificil um dialogo a cerca do problema dessa pessoa.

    ResponderExcluir
  2. ariane

    muito interessante juliana,lembrando tambem que as pessoas perfeccionistas...em sua perfeiçao total nao aceitam criticas...Isso torna dificil um dialogo a cerca do problema dessa pessoa.

    ResponderExcluir