quarta-feira, 30 de março de 2011

A Psicologia do Senso Comum e A Psicologia Cientifica

Geralmente as pessoas têm o costume de usar termos da psicologia para dar resposta a determinadas situações. Essa “psicologia” é a chamada psicologia do senso comum.
Na psicologia do senso comum, utilizam-se termos advindos da psicologia cientifica. Tais como: Histérica, neurótica, depressiva, etc., esses termos são usados porque se sabe o seu significado, ainda que, superficialmente.
Já a psicologia cientifica, apresenta a definição adequada do que está sendo afirmado. Ou seja, é feito um estudo minucioso para que se possa dar um diagnóstico preciso, bem como o tratamento adequado.
Algumas situações do cotidiano fazem com que as pessoas utilizem da psicologia do senso comum. Por exemplo: quando alguém se encontra numa situação difícil ou de muita tristeza, aparece aquele ouvinte que até arrisca diagnosticar a ocorrência de uma depressão e, dar uns conselhos afim de que a pessoa problemática saia da “depre”.
Segundo o autor do artigo “A psicologia dos psicólogos”, não existe apenas uma psicologia, existe, porém, ciências psicológicas. Isso se deve ao fato de que a psicologia está sempre investigando métodos de tratamento que se adequem a determinada situação. Por isso, o autor afirma: “a psicologia varia de sociedade para sociedade, de cultura para cultura”.

http://hdassessoriaacademica.blogspot.com/
Hellen Dias

3 comentários:

  1. Parabéns por trazer esta discussão com subsídios pra aprofundamento.

    ResponderExcluir
  2. "O senso comum é o conhecimento adquirido em nosso cotidiano!" Como o texto mesmo falou, quando alguém se dispõe a 'ouvir' outro alguém, a ponto de ajudá-lo com conselhos que foram baseados em sua experiencia de vida, a pessoa utiliza seu senso comum para poder ajudar, sem precisar de conhecimento científico para isso! ARRASOU GABY! Parabéns.

    ResponderExcluir