segunda-feira, 14 de março de 2011

Objetivar a subjetividade e subjetivar a objetividade!

  A psicologia colabora com o estudo da subjetividade, e é essa a sua forma particular e específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.
  O conceito de subjetividade é extenso e encontra diversas definições que diz respeito ao sujeito definido como ser pensante, como consciência, por oposição a objetivo. O mais comum é contrapor com a “vida objetiva”, explicitando duas dimensões fundamentais da condição humana: a objetividade (externa, material, coletiva, prática) e a subjetividade (interna, espiritual, individual, emocional).
   Em síntese, a obejtividade é considerada como fonte de manifestações afetivas e comportamentais, onde está em constante processo de modificação, ou seja, é totalmente dinâmica. Já a objetividade é a expressão visível  que damos aos aspectos internos, como nossa escrita, nossa linguagem etc.
   Podemos apartir de então afirmar que nos tempos atuais, estudar subjetividade será compreender a produção de novos modos de ser no âmbito mais íntimo e observável do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário