domingo, 27 de março de 2011

A psicologia


A psicologia do senso comum

Podemos definir senso comum como um conhecimento que acumulamos no nosso cotidiano, é algo intuitivo e espontâneo. Essa sabedoria do senso comum vem da tradição, que quando incorporada no cotidiano, passa de gerações para gerações. Em síntese esse tipo de conhecimento serve para facilitar nossas vidas. Você já parou para imaginar se todas as vezes que fossemos atravessar a rua usássemos uma máquina de calcular ou uma fita métrica? E descobrir diariamente que para aparelhos elétricos funcionarem, eles necessitam de eletricidade? Sem essa visão de mundo concedida pelo senso comum, viver se tornaria algo muito complexo e os avanços sociais se tornariam muito lentos.

A psicologia cientifica

A ciência é composta de um conjunto de conhecimentos sobre aspectos da realidade, expresso por uma linguagem precisa e rigorosa. E os dados colhidos devem ser aptos a possíveis verificações de sua validade. A ciência possui algumas características como: objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas especificas, processo cumulativo de conhecimento e objetividade.
Ma s é importante salientar que o homem não só se utiliza do saber cientifico e do senso comum como formas de conhecimento. Existem ainda a arte, a religião e a filosofia como grandes formas de descobrir e interpretar a realidade.

Objeto de estudo da psicologia

A psicologia possui uma grande diversidade de objetos de estudos. Essa afirmação é explicada  por alguns motivos, como o fato da psicologia ter-se constituído como área de conhecimento científico muito recentemente, e outro fato  que podemos citar, é a clara confusão causada quando se confundi o cientista – o pesquisador– com o objeto de estudo a ser pesquisado. No sentido mais amplo o objeto de estudo da psicologia é o homem, e neste caso o pesquisador está inserido na categoria a ser estudada. Por isso a psicologia hoje é caracterizada como possuidora de uma diversa gama de objetos de estudo.

A subjetividade como objeto da psicologia

A psicologia colabora com o estudo da subjetividade, sendo esta sua forma particular e especifica que contribui para a compreensão da totalidade humana.
Subjetividade é aquilo que esta dentro de nós, é algo singular e individual de cada indivíduo que vai se constituindo e se desenvolvendo conforme experiências sociais e culturais.  Essa subjetividade é algo que nos identifica e ao mesmo tempo nos generaliza, igualando-nos como no campo da objetividade social.
A subjetividade também pode ser tida como visível, quando se trata de nossos comportamentos, ou seja,  expressões emitidas  através de linguagem oral, escrita e corporal como o choro, o sorriso etc.
Demos então reforço a utopia de que cada homem pode participar na construção do seu destino e de sua coletividade. O mundo está em constante movimento e transformação, e como diz nossa dignissima Clarice Lispector ...

"Não é que vivo em eterna mutação, com novas adaptações a meu renovado viver e nunca chego ao fim de cada um dos modos de existir. Vivo de esboços não acabados e vacilantes. Mas equilibro-me como posso, entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário